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Público especializado comparece em peso no Circuito Brasileiro de Degustação de São Paulo
29-08-2013
 
Foto: Janice Prado, divulgação Ibravin
Circuito Brasileiro de Degustação reuniu cerca de 800 pessoas e contou com público especializado
Profissionais do setor de vinhos, restaurantes, varejo, distribuidores, além da crítica especializada foram a maioria nesta etapa do evento, realizado em paralelo ao WineIn

Realizado paralelamente à primeira edição do WineIn, a etapa paulista do Circuito Brasileiro de Degustação reuniu cerca de 800 pessoas e contou com grande adesão do público especializado. O evento foi realizado na última quinta e sexta-feira (22 e 23 de agosto), no Centro Fecomércio de Eventos, com organização do Instituto Brasileiro de Vinhos (Ibravin).

Do total de 850 participantes, 70% era composto por profissionais do setor como sommeliers, compradores de redes varejistas, lojas especializadas, importadoras, especialistas em vinhos além da imprensa especializada e de jornalistas dos principais veículos da mídia nacional. “São Paulo é o principal mercado comprador no país, por isso.

Marcaram presença o sommelier do grupo Fasano, Manoel Beato, garçons do Restaurante Terraço Itália, professores e alunos de cursos de formação no setor de vinho não apenas de São Paulo como de outros estados. “Para mim foi uma surpresa atender estas pessoas porque há alguns anos não havia este interesse por nós. Foi um importante sinalizador da atenção que o vinho brasileiro vem despertando”, observou o sommelier Daniel Místico.

Para diretor da Fit Vinhos, José Roberto Chidiquino, a qualificação do público presente superou as expectativas. “Temos aqui a nata de São Paulo no que tange a decisão de compra de vinhos dos empreendimentos importantes da cidade”, comemorou. Já o representante comercial Maurício Miguel, que representa uma pequena vinícola brasileira, se mostrou satisfeito com os contatos feitos nos dois dias do evento. “Só encontrei pessoas realmente interessadas no vinho brasileiro. Estou me sentindo em uma festa, com o melhor network possível”, brincou.

Entre os rótulos disponibilizados pelas 23 vinícolas participantes do Circuito, estavam representantes brasileiros do Challenge WineIn, prova de degustação às cegas feito com vinhos argentinos e chilenos. O Lote 43, da Miolo, e o DNA 99, da Pizzato, vencedores na categoria acima de R$ 50, podiam ser provados nos balcões das empresas, assim como o RAR, também da Miolo, e o Rota 324, da vinícola Don Abel, classificados na mesma prova. Já na categoria abaixo de R$ 50, o público do Circuito pôde degustar os vinhos Pizzato Merlot, Casa Perini Tannat e o Salton Intenso.

WineIn: uma nova impressão sobre o vinho tinto brasileiro
O Circuito Brasileiro de Degustação em São Paulo foi realizado paralelamente ao WineIn, que derrubou alguns mitos sobre o vinho tinto brasileiro, comprovando a competitividade dos rótulos nacionais frente aos concorrentes argentinos e chilenos nas mesmas faixas de valor.

O evento reuniu importantes players do vinho para um grande debate sobre o vinho tinto produzido no Brasil e seu posicionamento no mercado. Em média, cada uma das seis palestras registou a participação de 70 pessoas entre profissionais do setor, jornalistas e consumidor final. No primeiro dia do evento, 22, o cenário nacional esteve em destaque nas temáticas abordadas, enquanto que, no dia seguinte, 23, a discussão seguiu para o mercado externo.

Os grandes destaques do WineIn foram as degustações que confrontaram vinhos brasileiros, argentinos e chilenos reunidos nas categorias abaixo e acima de R$50.

Na primeira prova, o resultado do júri técnico que reuniu especialistas do país e do Exterior conferiu aos vinhos do Brasil pontuação média acima do Chile e próxima da Argentina. O ranking geral pode ser acessado no link: http://www.exponor.com.br/winein/challenge-brasil-x-america-latina-abaixo-dos-r50/.

Acima de R$50, os brasileiros ficaram com a primeira e a segunda posição, sendo eles o Miolo Lote 43 e o Pizzato DNA 99. A colocação de todos os vinhos pode ser conferida no link http://www.exponor.com.br/winein/challenge-brasil-x-america-latina-acima-de-r50/.

“O espírito das degustações com os argentinos e chilenos foi sempre mostrar que o Brasil produz vinhos de qualidade acima da média dos nossos vizinhos. Visto que os adversários tinham boas pontuações em publicações como o Guia Descorchados, o Wine Advocate (de Robert Parker) e outros certificadores internacionais, concluímos que os resultados superaram as expectativas”, disse Raigorodsky.
 
 
 
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